Trilha da Pedra do Sino

A Pedra do Sino é o ponto culminante da Serra dos Órgãos com 2.275m e lá do alto a vista alcança toda a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro e parte do Vale do Paraíba, no lado continental. Pertence ao Parque Nacional Serra dos Órgãos.


O acesso feito por trilha é um clássico do montanhismo. São cerca de 11 km (cinco a seis horas) de caminhada desde a sede do Parque, em Teresópolis, a 1.100 metros de altitude, até o ponto culminante da serra.

O primeiro trecho é mais leve, por dentro da mata, com calçamento da época do Império. As duas cachoeiras no caminho são boas opções de parada. A trilha é acidentada e seu acesso é limitado a 100 pessoas por dia. A trilha é também o trecho final da tradicional travessia Petrópolis-Teresópolis.

A trilha da Pedra do Sino começa na Barragem do Rio Beija-Flor, no fim da estrada do Parque, onde é possível chegar de carro. Perto do local você encontrará um estacionamento para deixar seu carro, assim você poderá fazer a trilha com tranquilidade, podendo passar a noite com a certeza que seu carro estará em um lugar seguro.

Com aproximadamente 50 minutos de caminhada, chegamos ao nosso primeiro ponto de parada, a Cachoeira Véu da Noiva, depois de aproximadamente 2 horas de caminhada chegamos ao Abrigo 3, que é um antigo local de acampamento e hoje é usado para descanso antes de chegar ao Abrigo 4.

O abrigo 4 é um luxo, a energia é toda solar, tem banho de água quente, cozinha, cama beliche, bivaque e você ainda pode acampar do lado de fora dele. Mas para você pernoitar nele, precisa fazer sua reserva antes no site do parque.

Cerca de 20 minutos do Abrigo 4, chega-se ao cume da Pedra do Sino, um dos lugares com a vista mais linda do estado, vale cada passo, cada esforço para concluir essa trilha e assistir o espetáculo do pôr e nascer do sol.

No período do ápice do inverno, as temperaturas são negativas, então proteja-se.

RECOMENDAÇÕES:

  • Mínimo 1 litro de água por pessoa (água por todo o caminho);
  • Lanches leves e calóricos;
  • Protetor solar;
  • Repelente contra Insetos;
  • Roupa confortável própria para prática esportiva;
  • Chapéu ou boné;
  • Caso de pernoite: saco de dormi, luvas, gorros, meias grossas, um bom casaco e calça e alimentação adequada;
  • Vá com guia, mesmo de fácil acesso e bem sinalizada;
  • Tênis aderente ou bota já usados.