Trilha da Pedra da Tartaruga

Seu topo fica à cerca de 1.160m de altitude. Para chegar no alto da Pedra da Tartaruga, é preciso ir até a entrada do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, passar pela portaria e realizar uma caminhada de aproximadamente 20 minutos até o topo. 

A trilha, tem cerca de 650m e é muito bem conservada, um caminho bem tranquilo e com bom acesso, o que facilita a ida de crianças para essa caminhada. Após esse tempo de caminhada, que tem alguns momentos de aclive maior, mas que não chega ser muito íngreme, a trilha fará uma bifurcação (muito bem sinalizada), com destino para a Tartaruga ou Banheiros, parquinhos e Pedra do Camelo)

No alto da Pedra da Tartaruga, existe um descampado onde os visitantes aproveitam para acampar, pois é muito bacana curtir o visual a noite e também o amanhecer na região, pois normalmente as nuvens cobrem todo o vale que cerca o mirante. Nesse descampado, é possível também curtir um bom piquenique e ainda tem algumas mesas de madeiras que ajudam na estrutura para os visitantes.

No alto da Pedra é possível ter uma bela vista para as principais montanhas da região, em uma posição privilegiada, quem está lá no algo pode ver lindos picos, vales e até uma parte da cidade de Teresópolis por um ângulo diferente. Dentre as principais montanhas que se pode avistar de lá, o destaque fica para um visual incrível da “Mulher de Pedra” e dos “Três Picos”, que ficam já dentro do Parque Estadual dos Três Picos, nos limites entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Outras boas atividades que se pode curtir lá no alto é um rapel muito bacana para os mais aventureiros. Com diferentes níveis de acesso para a colocação de equipamento, o visitante pode realizar a prática do rapel para curtir um ângulo diferente do visual do mirante. Tem pontos com 6m e 12m de altura para os que desejam uma experiência menos radical e um maior, de cerca de 30 metros, para os mais corajosos. .

RECOMENDAÇÕES:

  • Mínimo 1 litro de água por pessoa (água no caminho);
  • Lanches leves e calóricos;
  • Protetor solar;
  • Repelente contra Insetos;
  • Roupa confortável própria para prática esportiva;
  • Chapéu ou boné;
  • Caso de pernoite: saco de dormi, luvas, gorros, meias grossas, um bom casaco e calça e alimentação adequada;
  • Vá com guia, mesmo de fácil acesso e bem sinalizada;
  • Tênis aderente ou bota já usados.